Durante três dias, Curitiba sedia o maior evento sobre Cidades Inteligentes das Américas, com expectativa de público de 20 mil pessoas.
Na abertura da Smart City Expo Curitiba, nesta terça-feira (25), o vereador Olimpio Araujo Junior (PL) e os demais vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), foram unânimes nos elogios ao maior evento de inovação e urbanismo das Américas e na importância da cidade hospedar iniciativas desse tipo, que fomentam o turismo e reúnem especialistas em novas tecnologias para debater o futuro.
"Estamos focados em trazer soluções que modernizem a gestão pública e a troca de conhecimento aqui no Smart City Expo nos ajuda a planejar Curitiba para os próximos anos, garantindo que a cidade continue sendo referência em inovação", destacou Olimpio.
Realizada na Ligga Arena, a Smart City Expo Curitiba durará três dias, de 25 a 27 de março, com expectativa de público de 20 mil pessoas e quase 200 conferencistas. “Só não é maior que o evento em Barcelona”, brincou o CEO da Fira Barcelona, Ricard Zapatero, que é a empresa europeia responsável pela certificação da conferência. No país, a organização é da iCities, cujo diretor, Beto Marcelino, destacou o protagonismo de Curitiba no cenário mundial de cidades inteligentes. Neste ano, Nova Iorque (EUA), Xangai (China) e Kuala Lumpur (Indonésia) também realizarão edições do evento chancelado pela FIRA Barcelona.
Parceira na realização do evento, ao lado do Governo do Paraná, a Prefeitura de Curitiba trouxe para a Smart City Expo um pavilhão destacando os prêmios internacionais recebidos pela cidade nos últimos anos. O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, disse ao público do evento que as grandes obras de mobilidade realizadas na cidade estão alinhadas ao tema da conferência, que em 2025 é “construindo felicidade”. “As obras do novo Inter 2 vão reduzir em 15 minutos a duração do trajeto do ônibus. Somando a ida e a volta, será meia hora a mais que os trabalhadores passarão com suas famílias, que os estudantes terão em casa”, ressaltou.
Na cerimônia de abertura, Eduardo Pimentel apresentou um projeto-piloto da Prefeitura de Curitiba, que é uma Inteligência Artificial para detalhar indicadores da gestão da cidade, servindo como um painel ágil para controle da eficácia das políticas públicas. “Isso vai ser o terror dos meus assessores”, brincou, após obter, ao vivo, dados da fila do oftalmologista no SUS, os casos de dengue na Regional Boa Vista e o número de quilômetros pavimentados no CIC. “Primeiro, vamos utilizar na gestão, depois abrir à comunidade”, prometeu.
Smart City Expo apresentará proposta urbanística para o Centro de Curitiba
Conversando com o presidente da CMC, Roberto Marcelino confirmou para Tico Kuzma que, ao final da Smart City Expo Curitiba, na quinta-feira, a organização do evento apresentará ao prefeito Eduardo Pimentel uma proposta urbanística para a recuperação do Centro. “Vamos entregar, na quinta, um documento chamado Sprint Urbano, que é parte da nossa participação na Comissão de Redesenvolvimento do Centro de Curitiba. São 40 arquitetos e engenheiros reunidos aqui, em uma área da Smart City Expo Curitiba, produzindo esse material, com metodologias ágeis, para a gente ter um projeto compacto, mas com muita robustez, para ser entregue como presente à cidade de Curitiba”, afirmou Marcelino.“Vamos entregar esse conhecimento, do Sprint Urbano, ao prefeito Eduardo Pimentel, para ele levar ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o Ippuc, e para as secretarias municipais, visando melhorar o mais rápido possível o Centro de Curitiba”, disse o diretor da empresa iCities.
Além de Olimpio, diversos vereadores participaram da abertura da Smart City Expo Curitiba, como Tico Kuzma (PSD), presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSD), líder do governo, Meri Martins (Republicanos), Fernando Klinger (PL), Jasson Goulart (Republicanos), Renan Ceschin (Pode), Sidnei Toaldo (PRD). Os parlamentares poderão participar dos debates promovidos no evento, durante os três dias de programação.
Texto: Câmara Municipal de Curitiba, edição assessoria vereador Olimpio Araujo Junior.
Comments